terça-feira, 23 de março de 2010

Índio não ser burro!


Índio em momento de reflexão

Desculpem-me por não ter postado mais, época de vestibular fica difícil, mas me proporcionou botar aqui algumas idéias que professores apresentaram na aula. Ai vai uma delas.

Revolta é cultura. Dois fatores que nós deveríamos saber diante da história do Brasil. Desses fatores surgem perguntas. Primeira, qual é a origem do nome "Brasil"? Á! Essa é fácil do Pau-Brasil! Gente, imagine a situação: Um português chega ao Brasil e começa a desvendar sua fauna e flora. Daí que ele avista uma árvore. e diz:
- Essa porra não tem na Europa.
É ai que ele avista um índio que estava de bobeira. E diz:
- O índio! que porra de árvore é essa?
O índio com seu português fluente explica:
- Bom meu amigo português, é a Caesalpinia enchinata mais conhecida como Pau-Brasil!
- A sim, valeu índio.
Porra! Mas é lógico que o português não entendeu nada! o índio deve ter falado "Ibira Pitanga" (o nome verdadeiro em tupi), mas português não entendeu chongas. Na verdade, o nome vem de brasa, devido á coloração da resina feita da árvore.

Outro fator é achar que todo índio era burro e ingênuo, o português pensava "Que índio burro! Pego todo esse pau-brasil em troca de alguns espelinhos!". Mas o que a gente não sabe é que o índio pensava "Que português burro! Pau-brasil tem por todo o lugar! Mas ninguém tem esses espelinhos na minha tribo! Eu vou comer todas as mulheres daqui!".

Você ficou mais inteligente? Provavelmente não! Mas pelo menos é algo a mais nessa sua mente aguçada por saber! Então, vai ler um livro, mas depois de dar uma passada aqui!

Sugestão de Música: Brasis - Seu Jorge

Nenhum comentário:

Postar um comentário